domingo, 18 de outubro de 2009

Afogamento no Guarujá

Hoje tive a infelicidade de presenciar um rapaz morrer afogado na praia da Enseada, no Guarujá. Estava surfando e tentei ajudar no resgate, mas dessa vez não deu. A correnteza estava forte e o rapaz não conseguia se manter na superfície nem por um segundo, tamanho desespero. Mais 15 segundos e eu chegava nele. Os salvavidas chegaram e ficamos um bom tempo procurando o corpo, que não apareceu.

Já participei diversas vezes de salvamentos e até fiz alguns sozinho, sempre com sucesso. Cheguei muito perto de salvar o cara, que em nenhum momento me viu. Ele lutava para voltar para a praia e estava de costas para mim, que vinha do fundo.

Primeiro escutei um grito de desespero, não foi o clássico grito de "socorro" que já deixa claro que se trata de um afogamento. Foi apenas um grito para chamar a atenção dos amigos que estavam mais no raso. Quando olhei não vi nada.

Não vi nada, mas já fiquei esperto. Quando escutei o segundo grito consegui ver de rabo de olho o cara afundando, se debatendo. Remei na direção dele o mais rápido possível, mas ele estava se afogando, sendo arrastado sem que eu pudesse fazer nada. Estava chegando perto com ele em vista. Deixei passar uma ondinha na aproximação, quando estava a uns 15 metros no máximo, e isso foi o bastante para perder ele de vista. Talvez não devesse ter deixado passar a ondinha, mas o meu julgamento no momento foi que se eu pegasse a onda, acabaria me afastando mais da vítima, já que a correnteza puxava pra esquerda e a onda era uma direita.

Fiz tudo o que estava ao meu alcance, mas confesso que no final de tudo eu fiquei mal.

Precisava desabafar.

13 comentários:

  1. Valeu cara pela ajuda, sou amigo dele e estamos desolados aqui, a sensação de impotência é grande, a perda ainda não foi superada, está difícil de acreditar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tbm sou amiga deste rapaz q infelizmente acabou morrendo, hj chegou a notícia de q encontraram o corpo...até agora não consigo acreditar...as vezes a gente acha q as coisas
    só acontece com os outros...mas dessa vez foi com a gente...gostaria q Deus tivesse te dado asas de anjo para salva-lo...ou q tivesse dado a ele a oportunidade de estar aki conosco...Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Também sou amiga dele!

    Olha até agora eu não acredito...A perda ainda não foi compreendida e nem muito superada...A dor é muito grande...Assim como o desespero na hora, eu fiquei lá e pude fazer nada por não sei nadar, me senti tão inútil e totalmente impotente, portanto eu te agradeço por tentado salvá-lo! Vc e os meninos, meus amigos q estavam lá fizeram o q estava ao alcance, fizeram de tudo para salvá-lo mais infelizmente não deu...Por isso não fique mal!!!

    Hoje foi o enterro dele e mãe dele pediu pra gente q estava lá com ele não se sentir culpado portanto não se sinta também vc fez td o q pode! Que Deus te acalme, te console e te ajude assim como ele está nos ajudando, principalmente q pra quem esteve tão perto dele como vc...

    Mais uma vez obrigada!

    Se cuida!

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Daniel!
    Aprendemos da maneira mais dificil, que somos simples humanos limitados.Você foi um anjo que o Pai, envio a nos naquele momento de desespero...
    Você tentou ajudar...no que pode e até a onde conseguia.Sofreu e compartilhou da nossa dor os amigos que estavam lá perplexos na areia, imoveis ao susto e agarrados a um fio de esperança.. que unianos a ele.
    Poxa na hora sofri muito..chorei muito...passei mal.Mas o pior foi ficar sem noticias dele por 4 dias.
    O Pai é misericordioso e trouxe ele de volta a nos , para um sepultamento digno...e entre amigos e familiares.
    Esta sendo dificil superar a perde...fisica dele...mais essse menino era um anjo de alegria..fazia todos darem risadas..e ficarem felizes perto dele.Um verdadeiro amigo, leal amigo...e confidente de muitos.
    Que Deus ajudenos..e acalme os nossos corações para que compreendamos essa partida que no susto ainda nos move..E que na esperança da vida eterna e na espera de um breve reencontro com ele..nos acalma.


    Fique no amor da mãe Maria..

    E não sofra , pois ele esta grato a vbocê lá do colo do Papai do céu.E sorrindo alegrara os nossos dias, com um lindo sol.

    Força e se você se encontrar sozinho..pensando nisso, ore e peça a Deus que o coloque em um lugar muito lindo do Jardim do céu.


    Shekna a Ti

    ResponderExcluir
  5. ola sou mais um amigo
    que estava la no momento
    e vi quando que vc estava junto com nosco em oração, te agradeço de coração, nao so como eu mas toda a galera que estava reunida
    Deus te abençõe

    um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniel,tb sou amiga dele
    obrigada por vc tentar salvar nosso amigo, não se sinta culpado, porque nesta decisão do destino não existe nenhum culpado.
    Que Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniel...
    sou amiga dele tbm...

    eu estava na areia tomando sol e não percebi qdo meus amigos foram tentar salvá-lo... eu nem sabia na verdade o q estava acontecendo, simplesmente qdo percebi estava sozinha lá na areia...
    não pude sair do lugar onde estava para não deixar nossos pertences sozinhos, então esperei uma amiga minha voltar pra ficar lá no meu lugar tomando conta das coisas...
    qdo eu cheguei na beira da água foi bem na hora que vc saiu da água e foi falar com os salva-vidas... nessa hora eu vi seu desespero e minha "ficha caiu"... percebi o tamanho do problema...
    vi q vc sentou na sua prancha e q estava super abalado...

    irmão, pode ter certeza que Deus te dará mto mais pelo o q vc fez nesses salvamentos e pela tentativa deste tbm!

    fica com Deus e que ELE te dê infinitamente mais na sua vida!

    forte abraço
    Letícia

    ResponderExcluir
  8. Auriane Lima

    Olá Daniel sou uma amiga da equipe e tbm estava presente na praia ainda está doendo muito por tudo o q aconteceu, mas infelizmente ñ podemos prever o futuro foi uma fatalidade sabemos que vc tentou ñ se culpe nós te agradecemos muito pelo seu esforço vimos seu desespero quando se sentou na areia. Deus te abençõe, e te guie no seu trabalho para que vc o continui com mais força. Quando se vê em algum momento triste ñ chore apenas reze,ele por onde estiver te agradecerá por isso,e é isso que todos nós que estavamos lá nesse momento estamos fazendo, é triste mas infelizmente este é o retrato da vida. Um abraço forte fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Olá, sou amiga e ex-namorada dele, sabemos que a perda foi muito grande pois ele é, era e sempre será muito especial para todos nós!
    Graças ao meu bom Deus, ele está em ótimas mãos, ao lado do Pai Celeste!
    Como nós sabemos, ninguém resistirá a esse mundo, todos nós iremos para o outro lado da estrada!
    Isto nos consola!



    Pai acolha este amigo nas tuas chagas ensaguentadas, o receba com o mesmo carinho de Pai que o Senhor tem por nós.
    Amém.

    ResponderExcluir
  10. Olá Daniel

    Eu sou a mae do Leonardo, queria te agradecer muito por tentar salvar meu filho, e que Deus te de muita força e sabedoria para que você salve muitas vidas neste mar, e gostaria de te conhecer pessoalmente como poderia fazer para te encontrar, passa um e-mail e te retornarei por telefone, e-mail:ritakatia@yahoo.com.br

    Estou bem e o mlehor coisa para poder superar uma situação como esta é ceita-la, porque o sofrimento será menor, seja qual for a situação a qual as pessoas se encontram.

    "Não chore se você me ama"
    "A morte não é nada . Apenas passei para o outro lado. Eu sou eu. Você é você é você.
    O que eramos um para o outro ainda somos, me chame da maneira como sempre falou.
    Fale comigo como sempre falou. Não fale em nenhum tom diferente.
    Não use um ar solene ou triste. Continue a rir daquilo que nos fazia rir juntos.
    Reze, sorria, pense em mim, reze comigo.
    Que meu nome continur a ser dito em casa, como sempre foi, sem ênfase, sem sombras.
    A vida continua a significar o que sempre significou, ela é o que sempre foi:
    O fio não foi cortado.
    Por que estaria longe dos teus pensamentos? Só porque estou longe de sua vista?
    Não estou longe, apenas do outro lado do caminho. Você vê, tudo esta bem...
    Você encontrará meu coração, minha ternura mais pura.
    Enxugue as lágrimas, e não chore mais se você me ama".



    Lia...
    um beijo a todos
    Obrigado pela força...

    Mãe do Leonardo

    ResponderExcluir
  11. Gostaria agradecer a todos pelas palavras de apoio e agradecimento. Encontrei nelas um pouco de conforto e confesso que me emocionei bastante. Beijos para todos e, mais uma vez, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Daniel, bom dia!
    Sou o Sérgio, mais um dos personagens que viveram o q nunca imagiou presÊnciar, nessa minha humilde passagem pelo planeta terra, ñ vou me estender em palavras, pois todos que por aqui já passaram já expressaram o suficiente... apenas te agradeço pelo seu sentimento junto conosco, presênciei vc abatido na beira do mar, e peço a Deus q ele lhe abênçõe sempre. Mas o que venho trazer pra vc neste momento, é te apresentar o Leonardo esse nosso amigo que vc fez o que pode para mante-lo junto a nós, mas q infelismente a força da mará falou mais alto...

    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=1170243103973845335&aid=1

    Este é o link do perfil dele no Orkut, caso vc queria conhecer um pouco mais desse ser humano maravilhoso que nos foi arrebatado...
    Deus te faça santo!!!

    ResponderExcluir
  13. daniel não se sinta culpado, foi uma fatalidade...

    que Deus te imunine hj e sempre.

    ResponderExcluir