sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ASP World Tour ladeira abaixo

O atual nível de julgamento do circuito mundial está acabando com a credibilidade da ASP. Tudo cheira mal. O nebuloso sistema de seeding (distribuição das baterias) do WT, os tais "ajustes na escala" e o conflito de interesses de pessoas chave para a realização dos eventos abrem margem para críticas e suspeitas.

Surfistas já foram campeões mundiais com uma "ajudinha" da juizada, o comentário é que o famoso claim "comemoração" após a onda, e nisso nosso Mineirinho já é campeão mundial disparado, vale um ponto extra !?!?

O único do meio que critica abertamente as notas é o Careca 9x campeão mundial, que sempre foi muito, mas muito bem julgado até o começo desse ano, quando resolveu experimentar pranchas diferentes durante as baterias e foi obrigado a se render, pois passou a constantemente receber notas abaixo do surf apresentado nas ondas.

Quando isso acontece fica comprovada a manipulação das notas, que por mais que se diga que não interferiram no resultado final da bateria, exerce pressão extra nos envolvidos e faz com que eles mudem de postura, passando a esperar pela bomba ao invés de pegar várias ondas, o que pode influenciar diretamente o resultado final.

A questão central é que o formato ficou ultrapassado. Falta "ciência" no julgamento do surf e sobra subjetividade. Com "ciência" eu digo análise, estudo, debate e aplicação de critérios estabelecidos pelos próprios surfistas, com tudo feito as claras. Divulgado para conhecimento de quem acompanha o esporte.

Do jeito que está, não vejo a hora do tal Circuito Rebelde sair do papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário